Você sabe o que é?
Muitas doenças que um idoso pode ter são crônicas, quer dizer, com a medicação e o tratamento adequados não se curam e permanecem no tempo. Isso facilita que uma mesma pessoa possa ter várias doenças ao mesmo empo, o que é conhecido como multimorbilidade.
O problema desta multimorbilidade é a que a soma das doenças sobre uma pessoa não é o simples resultado de duas doenças separadas, mas podem ter um impacto muito maior e negativo sobre a pessoa e sua qualidade de vida. Uma revisão de literatura sobre a multimorbilidade na velhice indica que a prevalência ( a presença de uma doença em um momento determinado sobre uma população) varia entre os estudos analisados de 55% a 98% da população estudada.
A multimorbilidade não é apenas prejudicial por si só, mas, em muitas ocasiões, associa-se outro problema agregado que é a presença de uma polimedicação, ou seja, que uma pessoa tome muitos medicamentos e que estes tenham uma interação não desejada entre eles, provocando mais problemas que as doenças para as quais foram prescritas. Quanto mais medicação mais probabilidades de erros por parte do idoso ao seguir a agenda de medicação.
Por isso fazer a prevenção e buscar ajuda médica é sempre bem vindo para zelar pela saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário