MALTRATO PODE IR DE AGRESSÕES VERBAIS A TORTURA FÍSICA.
Idoso exige atenção, e isso é natural da vida – tão natural quanto o envelhecer.
... Por quê? Porque o envelhecimento implica em uma série de desafios físicos e sociais que são difíceis de serem superados pelo idoso – ou cuja superação, muitas vezes, é simplesmente impossível, não havendo soluções além da compreensão, aceitação e carinho.
Os problemas de saúde na velhice podem não se restringir apenas ao funcionamento do corpo: pode ocorrer de, com a idade avançada, as funções mentais também começarem a se degradar. Se essa situação acontecer, podem haver casos de demência e perturbações comportamentais. Gritar, ter o sono alterado, dificuldade para pensar e agir e vários outros comportamentos podem ocorrer quando a deterioração das funções mentais atinge um grau mais elevado. Também podem ocorrer doenças como o Alzheimer, um tipo relativamente comum de demência que prejudica a memória, a linguagem e a percepção de orientação – sendo perigoso, por exemplo, o idoso com Alzheimer sair de casa e não conseguir mais voltar, esquecer-se de lugares, pessoas e afazeres e apresentar vários outros sintomas.
Maltrato é crime punível com prisão
Talvez poucas coisas possam ser consideradas mais cruéis do que o maltrato e a indiferença a um idoso. Ignorância, falta de civilidade, falta de educação, crueldade ou comportamentos criminosos podem estar associados ao tratamento ofensivo ou agressivo a pessoas idosas. Pessoas que têm essa conduta devem ser denunciadas às autoridades policiais ou ao Ministério Público: o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), lei federal que prevê punições para tais criminosos, define que maltratar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos é crime punível com prisão de dois meses a doze anos.
Pessoas idosas muitas vezes demandam sim atenção especial. Mas não é pedir demais que, nos últimos anos de vida daqueles que foram tão importantes para tantas outras pessoas e para a sociedade – e muito provavelmente também a quem muitas vezes faz o maltrato –, o idoso não seja esquecido, abandonado ou maltratado com gestos, falas, agressões físicas ou psicológicas ou qualquer outro tipo de ataque, tortura ou ações.
A forma como alguém trata um idoso diz muito da pessoa ou de uma sociedade. Aqueles que praticam esse repugnante e cruel ato devem ser denunciados e punidos com todo o rigor da lei: o idoso demanda atenção e cuidados não porque quer. Já quem o agride normalmente age deliberadamente, em perfeito juízo e com um poder contra o qual o idoso, muitas vezes já incapaz ou debilitado, sequer tem como se proteger.
A sociedade se mobiliza fortemente contra ataques a cães e animais... Vamos defender também com vontade e determinação todos os idosos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário